sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mini-jardins, a natureza no seu apartamento



Para alguns, ter pouco espaço em casa ou viver em um apartamento reduz as chances de cultivar algum tipo de planta. Na atualidade, este tipo de argumento é coisa do passado, pelo menos para o técnico sanitarista Ademar da Silva Brasileiro, conhecido como "mago jardineiro". Ele garante que um jardim bonito cabe em qualquer lugar. Com pouco dinheiro é possível montar microssistemas complexos em pequenos recipientes. 

É o princípio da chamada biodiversão em vasos que ensina que, quanto maior a diversidade de elementos, maiores as oportunidades de troca, equilíbrio e produtividade na natureza. Por isso, Silva aconselha o plantio de diferentes tipos de espécies em um mesmo local. Os nutrientes dispensados por uma folhagem podem ser aproveitados por outra, limpando o solo e deixando a terra mais fértil. 

O mago atualmente realiza uma pesquisa com pés de araucária. Ele planta as mudas em pequenos vasos e cultiva a árvore com os mesmos métodos aplicados nos bonsais japoneses. No final do ano já irá vender os primeiros pinheiros. As pessoas poderão enfeitar para o Natal árvores de verdade. Durante três anos podem utilizar a mesma araucária, explica. Depois desse período ela pode ser transferida para outro espaço com terra suficiente para o desenvolvimento das raízes. 

Ele também faz minijardins com plantas aquáticas, que enriquecem projetos de paisagismo. Além disso, produz mudas de diferentes flores em garrafas PET e até em botas velhas. Não há desculpa para não fazer. Montar um minijardim em casa é uma boa oportunidade de mostrar a importância da natureza para as crianças. Ainda pequenos eles podem aprender o ciclo ecológico de cada planta e passar os ensinamentos para os amigos. 

Para a criação de um pequeno jardim podem ser utilizados potes, pratos, garrafas, sapatos, sacolas ou latinhas. Sugiro que sejam usados vasos sem furos, pois evitam uma série de transtornos e até diminuem a necessidade de regar com frequência, evitando a famosa água parada, que pode ser foco da criação de mosquitos, explica o profissional. Para um jardim rico em espécies é aconselhável um recipiente de aproximadamente 30 centímetros de diâmetro por 15 de altura.
Fonte: Secovipr

Preço: R$69,00

0 comentários:

Postar um comentário