Simples objetos que se transformam em arte nas mãos de grandes artistas. Esta história não foi diferente com a cerâmica. Criada milhares de anos antes de Cristo, hoje é conhecida como sinônimo de arte, requinte e luxo. A cerâmica se tornou um atrativo para os olhos e inspiração artística. Para manifestar a expressão da arte cerâmica e apresentar seus criadores ao público, será realizada em Belo Horizonte, nos dias 12 e 13/12, a 20ª Feira de Cerâmica, no Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452 ou Rua Opala, s/n).
O evento, que faz parte do calendário turístico e de negócios da capital mineira, abre suas portas para receber artesãos de todas as regiões do Estado, focando a arte cerâmica como herança histórica e cultural. Além de cumprir o papel de sustentabilidade para muitos artesãos mineiros, que encontram no ofício seu sustento, a atividade traz visibilidade artística e desenvolvimento econômico para o Estado.
Idealizadora do projeto, a artista plástica, Erli Fantini, teve a idéia de criar a feira a partir dos eventos ao ar livre que visitou em outros países. Ela decidiu trazer ao Brasil essa forma democrática de expor o trabalho dos artistas, principalmente, dos ainda desconhecidos. “A cerâmica passou a ocupar no Brasil seu espaço merecido e as galerias de artes passaram a recebê-la como uma linguagem artística”, completa Erli.
Erli acredita que os ceramistas expositores apresentarão muitas novidades em comemoração à 20ª edição e dez anos de existência da feira. A artista plástica comenta que, desde a sua criação, os artistas participantes vêm apresentando novas técnicas e experimentando novas formas em suas peças. Ela adianta que irá lançar um catálogo comemorativo das 20 edições da feira.
A produção da Feira de Cerâmica é da decoradora, Júnia Nocchi, e da produtora cultural, Tula Barcellos. O objetivo é mostrar as novas abordagens da cerâmica como um produto cultural, dando o devido valor a esta arte milenar. “O evento também colabora na divulgação dos artistas, que são constantemente convidados a participar e realizar mostras e exposições, como já aconteceu em Ipatinga, Nova Lima e Ouro Preto”, destaca Tula.
O evento ainda terá oficina para as crianças, às 11h (sábado e domingo); demonstrações de Pintura sobre Cerâmica, com o artista Sebastião Pimenta (sábado e domingo, às 11h) e Oficina de torno com Ângela Maciel (sábado e domingo, às 15h).
0 comentários:
Postar um comentário