quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vasos de orquídeas

Vaso de orquídeas de mesa

Combatendo pragar das orquídeas naturalmente:

Muitos orquidófilos estão revendo seus métodos para combater pragas e doenças. A idéia é utilizar produtos naturais, em substituição aos defensivos químicos, cujos efeitos são comprovadamente danosos.
Sobre esses produtos, alerta o Dr. Darly Machado, em Orquídeas - Pragas e doenças: “Muitos componentes químicos de inseticidas, fungicidas e bactericidas podem provocar doenças no homem, a curto ou longo prazo, como intoxicações perigosas ou alterações irreversíveis no organismo. Nas orquídeas, a destruição de microorganismos necessários para as transformações químicas dos substratos - nutrição das plantas - ou o desaparecimento de insetos ou pássaros polinizadores das flores reduzem ou impedem a continuidade do ciclo evolutivo normal de nossas plantas”.
Uma receita de defensivo caseiro vem sendo usada, com sucesso, por nossa companheira Miriam Feijó, em especial no combate às cochonilhas. É bastante simples: são 100g de pimenta do reino colocados em infusão em meio litro de álcool, mais uma cabeça de alho “despetalada”, posta em outro meio litro. Deixa-se passar um mínimo de 10 dias. Na hora de usar, coloca-se uma colher de sopa de cada uma das duas infusões em um litro de água, ao qual se mistura um pouco de óleo, para ajudar a fixar o produto nas plantas. Está pronto. É só pulverizar… E adeus cochonilhas! (fonte: Orquidófilos)



vaso suspenso de orquídea

terça-feira, 28 de julho de 2009

Vasos de cerâmica: água na dose cera



Água na dose certa
Como saber qual é a quantidade de água de que cada espécie precisa? Um caminho é observar o desenvolvimento das plantas para descobrir suas necessidades. "Grande parte dos exemplares morre por excesso de água e não por falta dela. É preferível regar freqüentemente e sem exageros. Terra encharcada propicia o aparecimento de fungos e pragas e provoca o apodrecimento das raízes", afirmao paisagista João Jadão, da Planos e Plantas.

Para não errar na dose, veja algumas dicas:

• Sinta a umidade da terra pressionando o dedo no vaso até 2,5 cm de profundidade. Regue apenas se perceber que o solo está seco.
• Procure molhar as plantas pela manhã. Assim haverá tempo para a absorção e a evaporação de um eventual excesso. A umidade que persiste por toda a noite aumenta a chance de um ataque de fungos.
• Use um regador que passe entre as folhagens sem machucá-las e libere um pequeno volume de água por vez. Os de bico longo funcionam bem.
• Durante os meses de inverno, as regas devem ser mais espaçadas, pois as plantas entram em repouso.
• Vasos de barro absorvem mais água que os de plástico e pedem um intervalo menor entre as regas. Mas é justamente a porosidade do material que permite que as raízes respirem melhor.


Algumas espécies, como a avenca, necessitam ainda de umidade no ar. Para criar essa condição, um recurso é pulverizar água ao redor da planta todos os dias, mesmo sem molhar a terra. "Isso cria um microclima apropriado", diz Jadão. Outra sugestão dos paisagistas é tentar reproduzir uma mata, agrupando vários vasos num mesmo local. Juntas, as plantas transpiram e liberam maior volume de vapor d'água. Longos períodos sem regas deixam as plantas ressecadas e debilitadas - algumas não se recuperam e chegam a morrer. Quando você viajar, peça para um amigo que goste de jardinagemassumir a tarefa de regar ou, se a ausência for curta, instale no vaso um gotejador de plástico com regulagem de vazão.

Uma alternativa para manter a terra úmida é a técnica do barbante: coloque água em uma garrafa PET, feche e faça um furo na tampa. Passe um barbante pela abertura, de forma que ele chegue ao fundo do recipiente. Enterre a outra ponta do fio no vaso.

Fonte: Como cuidar bem de plantas - Casa Claudia


Curiosidade: Olha só que projeto legal!


name of design : watering can

design by : nicolas le moigne from switzerland

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Colônia de Férias no Ateliê do Barro /BH - Cerâmica e artes

De 27 a 31 de Julho de 2009, de 14:00 às 17:00 no Ateliê do Barro.
Contato e informações: (31)2551-4359
email: ateliedobarro@hotmail.com















terça-feira, 21 de julho de 2009

Vasos vermelhos



As rosas e outras flores vão durar muito mais tempo e também vai ajudar a eliminar o cheiro ruim dentro do jarro se você:
1-colocar no jarro, uma colher de bicarbonato de sódio por litro de água .
2-Pingar umas gotas de álcool.
3-Colocar na água uns tabletes de aspirina.
4-Umas poucas gotinhas de água sanitária.




segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tigela de cerâmica azul


domingo, 19 de julho de 2009

Jogo de chá de cerâmica


Jogo de chá de cerâmica com uma mantegueira do tempo da vovó! Coloque água dentro da mantegueira e insira o tablete de manteiga na parte de cima, ou seja, na tampa da manteguira. Assim a manteiga fica imersa na água.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vasos com Suculentas





Mudas (Propagação das Suculentas):
  • ESTAQUIA DE FOLHAS
  • Muitas suculentas podem ser multiplicadas por estaquia de folhas, como Crassulas e Echeverias. Se a folha destacar com facilidade do caule, é provável que este método de propagação terá bons resultados. Esta é a maneira mais rápida e fácil de obter filhotes de rosetas.
    1. Escolha folhas maduras e saudáveis. Destaque-as com cuidado na junção com o caule e deixe-as em repouso por um ou dois dias.
    2. Você pode aguardar até que apareçam raízes e pequenas folhas no local de junção da folha com o caule para então plantá-la. Aguarde que as raízes estejam firmes e as novas folhas bem desenvolvidas antes de remover a folha-mãe.
    3. Outra maneira de induzir o aparecimento da muda é colocar as folhas (com o local de junção para baixo) em um vaso com terra e umedecer o solo ocasionalmente.
  • ESTAQUIA DE GALHOS
  • Caso a planta tenha caule lenhoso, é possível fazer a muda a partir de galhos.
    1. Escolha um galho saudável e com folhas novas. Corte o galho com estilete afiado e limpo.
    2. Elimine as folhas maiores ou corte-as ao meio. Espere um ou dois dias para que o local do corte fique seco.
    3. Você pode estimular o aparecimento de raízes aplicando hormônio de enraizamento no local do corte e então plantar o galho, ou aguardar o surgimento natural de raízes em alguns dias.

Fonte: Rosa de Pedra

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Vaso rendado


sábado, 11 de julho de 2009

Vasos de xícaras


Como fazer: se você quiser manter as canecas com ervas por mais tempo, é indicado furá-las na base para drenar a água. Faça um “X” com fita adesiva no centro da caneca e fure-a levemente com uma furadeira. A fita adesiva evita que a cerâmica lasque em outros pontos. Use pedriscos ou argila expandida para forrar o fundo da caneca, depois um pedacinho de manta de poliéster e então a terra. Em cada caneca, plante uma erva: salsinha, cebolinha, hortelã, manjericão, alecrim…
As canecas podem ser colocadas no parapeito da janela, para que as ervas recebam luz natural. Outra sugestão da revista é embrulhar as canecas com papel celofane transparente e fazer um lacinho com junco, palha ou o plástico colorido das sacolinhas de mercado. Um ótimo presente para um convite inesperado.
Fonte do texto: Casa e jardim

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Garrafas d'água de cerâmica - Moringa




Todo mundo já deve ter visto algum dia uma moringa ao lado da cama da avó, ou em alguma casa de campo… Um método prático de sempre ter água fresca ao lado, as moringas apesar de fora de uso, nunca foram totalmente deixadas de lado. Uma prova dissoé essa moringa que é uma graça. Com copos esmaltados internamente, o modelo feito de cerâmica tem capacidade para ½ litro de água. Ótima opção para presente!



Curiosidades:

Criada pela Brand Image a garrafa de água feita de papel promete revolucionar o mercado de garrafas de água. Se nos Estados Unidos apenas 16% de todas as garrafas plásticas são recicladas então são mais de 51,6 milhões de garrafas que vão para o lixo sem serem recicladas segundo o site da fabricante.A 360 Paper Bottle é a primeira garrafa totalmente reciclável e 100% feita a partir de recursos renováveis. A garrafa ainda possui sistema de lacre e design planejado para permitir embalagens para 6 ou 24 unidades também ecológicas.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Segredo do cultivo das Suculentas

As suculentas precisam de solos bem drenados, por isso confira se o vaso que receberá a muda tem um canal de saída para a água. Ponha uma camada de argila expandida (cerca de 5 cm de altura) ou de cacos cerâmicos e cubra com manta de drenagem para impedir que a terra feche o orifício. Acrescente uma mistura de areia, terra e adubo orgânico (1:1:1) e enterre o torrão da planta. Molhe levemente e regue a cada sete dias. Previna-se de possíveis pragas preparando uma receita com 100 g de fumo de corda fervido em 1 litro de água. Coe o líquido, reserve por dois dias e pulverize a planta a cada três meses.



Leia mais em "Apaoxone-se pelas suculentas" em Casa Claudia

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mini-Jardins: ornamentais



D icas do Mês Julho de Jardinagem do site MiniGarden :
  1. Horticultura
  • Ar livre - Acelga, Agrião, Cenoura, Courgettes, Couve Repolho, Couve Roxa, Feijão, Nabiças, Nabo, Rúcula
  • Viveiro - Alface, Couve Brócolo, Couve Galega, Couve Lombarda, Couve Nabiça, Couve Penca, Couve Tronchuda, Quiabo
  1. Aromáticas
  • Ar livre - Alfazema, Coentros, Funcho, Manjericão, Manjerona, Oregãos, Salva
  1. Flores:
  • Ar livre - Petúnias
  • Viveiro - Amores Perfeitos, Cravina

Exposição de peças - Galeria Agnus Dei

clique na imagem acima para vê-la ampliada


A abertura da Exposição foi linda, com direito a apresentação de coral. Vários alunos compareceram para prestigiar fernanda e suas obras.



Logo que as fotos da exposição estiverem disponibilizadas, publicaremos aqui no blog. Abaixo algumas peças antes de montadas para a instalação "Ninhos".