sexta-feira, 26 de junho de 2009

Bromélias suspensas e cerâmica


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cerâmica "casca-de-ovo"











domingo, 21 de junho de 2009

Vasinhos de cerâmica em Belo Horizonte - Ateliê do Barro


Vasinhos de cerâmica: clique na imagem para vê-la ampliada.

sábado, 20 de junho de 2009

Exposição de peças - GANBEI - Galeria Agnus Dei


Fernanda estará com peças em exposição na GANBEI - Um brinde à Brasil e China na Galeria Agnus Dei de 02 a 18 de Julho.
Estão todos convidados para a abertura no dia 02/07 de 19 às 23 h.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Peças de cerâmica - Sugestão de presentes

Clique nas imagens para vê-las ampliadas


domingo, 14 de junho de 2009

Mini-jardim - Cuidados com sua paisagem em miniatura- 2ª parte

Seu mini-jardim de suculenta pode ser plantado tanto no vaso plástico como no de cerâmica, mas tenha sempre em mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e consequentemente, permanece mais tempo molhado.
Aumenta o aproveitamento dos adubos colocados no solo, principalmente os NPK, pois as plantas terão maior capacidade de absorção.
Mini-jardim
As regas devem ser cuidadosas, uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Essa é só uma sugestão – você descobre a medida – se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água, caso as folhas da base começarem a apodrecer, diminua.
Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de nitrogênio faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças.
Use 1 colher de café de NPK 10-10-10 a cada mês nos vasinhos e elas se manterão bonitas. Use também farinha de osso (1 colher de chá/vaso) uns 2 meses antes da floração.

Detalhe da placa de cerâmica e ferro no mini-jardim

Deixe seus vasinhos ao sol, a maioria das suculentas gosta dele. As plantas que não tomam a quantidade necessária de luz ficam estioladas, tem sua aparência descaracterizada, a cor fica pálida e elas começam a apodrecer na base. Sempre observe o desenvolvimento e pesquise sobre as necessidades da sua planta, só assim ela vai ficará sadia e poderá oferecer toda sua beleza.

Mini-jardim com cerâmica rendada

Fonte: Jardineiro.net

sábado, 13 de junho de 2009

Design: Enfeites para vasos e placas para hortas de ervas








Como cultivar uma horta em casa ou no apartamento? Aqui vão 3 links que te ajudarão nessa prazerosa tarefa:

  • As manhas para se ter uma boa horta: Se a idéia é cultivar hortaliças e temperos em casa, a escolha do local e das espécies, o preparo do solo, a drenagem da terra e o cuidado com as pragas são tarefas primordiais para que, em pouco tempo, colham-se sabor e saúde.

  • Aprenda a cultivar temperos em casa: Ter uma horta não é privilégio apenas de quem mora em casas com grandes terrenos. É completamente possível cultivar condimentos e ervas em apartamentos ou em espaços pequenos, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade.

  • Cultivando ervas em recipientes: O tamanho do jardim não é muito importante para o cultivo das ervas. Mas é grande o prazer de usar aquelas que foram cultivadas por você mesmo, em sua própria casa, com apenas algumas espécies reunidas numa bacia, jardineira, no peitoril da janela ou plantadas entre os canteiros de flores de seu jardim.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Jarras


Dançam fadas alvas,
cantam almas aladas,
na taça ampla,
na prata lavada,
na jarra clara da manhã...

João Guimarães Rosa

in Magma

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Tigela de cerâmica com colher







quarta-feira, 10 de junho de 2009

Curso de Cerâmica para crianças - Belo Horizonte

Clique nas imagens para vê-las ampliadas
O curso de cerâmica para crianças abrange desde confecção de peças no torno elétrico quanto a modelagem manual, vivenciando o processo de construção de peças através do conhecimento técnico, entrando em contato com seu potencial criativo e habilidades, à medida que reconhece o material e suas características.




As crianças aprendem através das possibilidades que a cerâmica oferece tanto à construção de objetos utilitários como de objetos artísticos expressivos, com ênfase em todas as características e possibilidades apresentadas pelo processo.

Quem tiver interesse em uma aula experimental pode entrar em contato com Fernanda Nicácio pelo telefone (31) 2551-4359, havendo inclusive aula de cerâmica para Adultos no Ateliê do Barro.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Jogos de Chá de cerâmica - dicas de como fazer um bom chá

clique nas imagens para vê-las ampliadas

Para aproveitar o chá e o que ele tem de melhor, vale a pena seguir umas regrinhas na hora do preparo:


  • Utilize o melhor chá de que você possa dispor. Existem casas especializadas que vendem chás de qualidade;
    Encha a chaleira com água fria; água quente ou reaquecida contém menos ar dissolvido e tem sabor envelhecido e sem graça;

  • Aqueça o bule, enxaguando-o com água quente. Isso garante que a água permaneça fervente quando entrar em contato com o chá

  • Adicione 1 colher de chá ou um saquinho por pessoa. A proporção correta é uma colher de chá para 185 ml de água;

  • Quando a água estiver fervendo, despeje-a no bule. Recoloque a tampa e deixe o chá em infusão por 3 e 5 minutos (dependendo do tipo de chá, há uma variação), conforme o tamanho das folhas; folhas grandes levam mais tempo para fazer o chá do que as pequenas.


  • Os chás liberam a cor antes do sabor, por isso não tenha pressa;

  • Sirva o chá quando estiver recém-feito, pois ele terá sabor "cozido" se for deixado no bule por mais de dez minutos. Cobrir o bule com um abafador acelera ainda mais o processo de cozimento. Para evitar o chá cozido, tire as folhas da água.
Fonte: terra culinária

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Detalhes que fazem a diferença em cerâmica

clique na imagem para vê-la ampliada

domingo, 7 de junho de 2009

Mini-jardim - Cuidados com sua paisagem em miniatura



Cuidados com seu mini-jardim:
1. Suculentas são plantas que devido ao acúmulo de água em seus tecidos (caules e folhas) têm a aparência de “gordinhas”. Como os cactos são, geralmente, originárias de regiões com irrigação escassa e adaptadas a esta condição.

2. Deixe o mini jardim em local que receba de 3 a 4 horas diárias de sol. Você pode deixá-lo dentro de casa por um certo período e levá-lo novamente para um local onde receba mais luz;

3. Deve ser regado uma vez por semana no inverno e de 4 em 4 dias no verão; não utilize pratos ou recipientes que armazenem água; a umidade em excesso pode causar apodrecimento das plantas ou doenças que são difíceis de curar;

4. O uso de um bom substrato no plantio reduz a necessidade de adubação. Se achar necessário faça a adubação foliar de acordo com as instruções do fabricante do produto e sempre pela manhã;

5. A troca de vaso ou substrato deve ser feita preferencialmente no início de setembro. Normalmente é realizada uma vez por ano, ou quando você julgar necessário, para trocar o vaso, por excesso de mudas ou desgaste do substrato utilizado;

6. Para conhecer mais sobre cactos e suculentas leia e pesquise sobre o assunto. Recomendamos o Livro “1001 Plantas e Flores – Editora Europa” para quem quer começar.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Flores de cerâmica - Peças do curso para Crianças

clique nas imagens para vê-as ampliadas

Vaso suspenso com orquídea




quinta-feira, 4 de junho de 2009

Loja e Ateliê

clique nas imagens paravê-las ampliadas

Fernanda Nicácio e a aluna Malu

Vasos e Mini-Jardins

Clique nas imagens para vê-las ampliadas










quarta-feira, 3 de junho de 2009

Linha Vermelho-Rendada - Tijelas de cerâmica

Tijela com detalhe (borboleta), com textura externa rendada.

1- detalhe da borboleta; 2- textura rendada externa; 3- textura rendada; 4- vista superior

terça-feira, 2 de junho de 2009

Vasos Rendados







Linha Vermelho-Rendada - Molheira, Cumbuca, Tijela, Xícaras e porta-copos em cerâmica

Clique nas imagens para vê-las ampliadas
molheira

No detalhe, a textura rendada extena da molheira. Padrongem semelhante a da tijela, na foto abaixo (5).


1 e 2 xícaras; 3- molheiras; 5- tijela; 6- molheira e 7- porta-copos